Skip to content
Laura Serafini

Laura Serafini

Arquitetura, Interiores, Desenho de Mobiliários e Gestão de Obras

  • Página inicial
  • Portfolio
  • Sobre
  • Curriculo

Portfolio

laura_serafini

Arquitetura, interiores, desenho de mobiliário e gestão de obras
✨lauraserafiniarq@gmail.com
✨ 31-99602-8483

Perspectiva infantil e detalhes do consultório de Perspectiva infantil e detalhes do consultório de neuropediatria.
Consultório neuropediatria Consultório neuropediatria
Ano Novo, nova postagem!! Fui procurada por esta Ano Novo, nova postagem!! 

Fui procurada por esta cliente para projetar um consultório de neuropediatria. O ambiente deveria atender às necessidades dos pacientes e seus acompanhantes, transmitindo acolhimento e descontração. 

O ponto de partida foi setorizar o consultório para que a consulta fluísse de forma dinâmica e descomplicada. As cores também foram pensadas para que conseguíssemos alcançar esse objetivo. 

Sempre acho que consultórios tendem a ser ambientes onde precisamos lidar com questões muito sensíveis, então eu quis criar um ambiente lúdico e alegre que reduzisse esse impacto negativo. 

O resultado está aí!

📸 @faracofotografia
Que a gratidão pelo ano que passou se transforme Que a gratidão pelo ano que passou se transforme em energias positivas para o próximo ano. Agradecemos a todos clientes e parceiros por fazerem parte da nossa história em 2023!
Aproveito pra contar mais um cadinho desse apê e Aproveito pra contar mais um cadinho desse apê e mostrar outras fotos! 

Algo que foi muito legal - ideia deles, por sinal - foi descascarmos a laje. Deu um trabalho danado para tirar toda a massa corrida e deixá-la no concreto, mas, no final, o resultado ficou simplesmente sensacional. Valeu muito a pena!

Todos os móveis foram reaproveitados; já eram peças muito bonitas, e a gente apenas os posicionou da melhor forma no apartamento. Foi fácil de a coisa ficar bacana! 

Uma última coisa digna de nota. O Matheus é super de reaproveitar as coisas, com um olhar muito bom pra isso. Ele aparecia com umas coisas pra gente tentar encaixar no projeto, e uma delas foi a cuba do banheiro social. Quando trouxe essa cuba de ferro, eu logo pensei “cara, como é que nós vamos usar isso?”. Mas no final das contas, ficou incrível!
 
Fotos @faracofotografia
É, minha gente, trago mais uma história boa… É, minha gente, trago mais uma história boa… 

Esses clientes me procuraram porque tinham comprado um apartamento e queriam reformá-lo. Daí, bem no meio do meu processo de trabalho, a cliente me aparece grávida! Não era algo planejado, tá? A coisa, então, realmente virou de cabeça pra baixo, e a demanda mudou completamente:  não seria mais um apartamento de três quartos para um casal. 

Tivemos que nos pautar, mais uma vez, pelas escolhas mais econômicas. Eles estavam com uma previsão de gasto maior e, com essa coisa de um bebê a caminho, precisaram reduzir o orçamento, enxugar mesmo.

Como de costume em situações como essa, reconfiguramos toda a planta do apartamento. Era uma divisão péssima. A cozinha, muito pequena, não tinha iluminação. Pra piorar, era integrada com uma área de serviço minúscula. Na sala, tinha uma varandinha - também muito pequena - que não fazia sentido algum, pois já havia um fechamento de vidro. 

A ideia foi ampliar, ganhar essa área de varanda para a sala, mas ainda tentar manter um ar de varanda, algo que desse aquela sensação de “sair de casa”, sabe? Veja que colocamos uma parede de tijolinho e que o piso é diferente, exatamente para tentar delimitar esse espaço, uma espécie de área externa/não externa. 

Também reconfiguramos a cozinha. Quebramos as paredes da cozinha, da lavanderia e da cozinha para a sala. Onde era cozinha e lavanderia, virou tudo cozinha e integrei todo esse espaço com a sala. A lavanderia foi colocada onde era o quarto de empregada, já que não fazia nenhum sentido na configuração familiar deles do dia a dia. 

Todo material foi pensado a partir do critério de mais economia, mas com referências muito modernas trazidas pelos clientes, bem alternativas e coloridas, que eu amo! Na cozinha, usamos o piso de marmorite, que era uma coisa que eles gostavam muito. Para a bancada, um granito bem mais em conta, que é o andorinha, só que num acabamento escovado, para dar um visual diferente. E optamos por trazer cor nos armários, bem a cara deles. 

Fotos @faracofotografia
Apê Nunes Vieira - imagens do projeto - obra conc Apê Nunes Vieira - imagens do projeto - obra concluída 

3D @eldeeramos
Apê Inconfidentes - imagens do projeto - obra con Apê Inconfidentes - imagens do projeto - obra concluída

3D @pelesolta
Apê Aimorés - imagens do projeto - obra em andam Apê Aimorés - imagens do projeto - obra em andamento 

3D @pelesolta
Imagens do projeto - Home office/ateliê scrapbook Imagens do projeto - Home office/ateliê scrapbook apê Rio Verde 

3D @eldeeramos

#arquiteturainteriores #scrapbook #homeoffice
Eu sei que sempre posto as histórias por trás de Eu sei que sempre posto as histórias por trás de cada projeto por aqui, mas tem tanta coisa nova saindo que acho legal mostrar também. 
Quando tivermos o registro do projeto executado, postarei aqui junto com os causos. 

Apê Itacolomito - imagens do projeto, obra em orçamento 
3D @pelesolta
Este apê bem antiguinho foi comprado pela cliente Este apê bem antiguinho foi comprado pela cliente para o filho e sua companheira morarem. O imóvel estava muito mal cuidado e ela, sem muito saber por onde começar, me procurou: “Laura, eu preciso de alguém pra me ajudar!”. 

De cara, vi o grande potencial do apê. Ainda incrédula sobre a real possibilidade de se fazer uma transformação ali, a cliente ouvia minhas ideias com um ar bem sério… Mas a verdade é que a planta do apartamento estava mal distribuída. A cozinha era muito pequena, mal iluminada, mal ventilada; a área de serviço, gigantesca, sem motivo nenhum; e tinha um banheiro de empregada, pasmem, no meio da planta!

O que fizemos foi uma reconfiguração completa da planta para atender a demanda. Por exemplo, seu filho queria um apê onde fosse possível receber os amigos para um churrasco (algo bem tradicional na família, que veio do Sul). Ela então pediu que se colocasse uma churrasqueira na cozinha. Para evitar uma mexida mais complexa - colocar coifa, mexer em fachada para adaptar a janela com a saída de ar etc. - procurei e achei uma churrasqueira que não faz fumaça!

Nesse mesmo espírito da busca por simplicidade, optamos por uma reforma econômica. Sem dúvida, como a cliente já havia comprado o apartamento para o filho não seria o caso de se fazer algo muito despendioso. A escolha de materiais foi totalmente baseada nessa economia. E foi muito legal, pois mesmo gastando pouco a gente conseguiu fazer um apartamento muito, muito bacana.

O banheiro, muito grande, já tinha sido dividido para fazer uma suíte. Só que esta divisão era muito ruim. Reconfiguramos a mesma e fizemos dois banheiros iguais, usando o mesmo material no piso e na parede, para evitar tanta perda de material. Assim, conseguimos fazer uma suíte que desse conforto para o casal. 

Inicialmente, a cliente queria os armários da cozinha todos brancos. Bati o pé e sugeri colocar uma cor nela. Poxa, os futuros moradores são tão da cor! Consegui convencê-la, então, a colocar um MDF verdinho lá, que ficou um charme, e todos amaram! 📸 @faracofotografia
O quartinho dessa bebê é de um apê que, origina O quartinho dessa bebê é de um apê que, originalmente, tinha 2 quartos, mas depois de passar por uma reforma feita pelo morador anterior, um quarto foi integrado à sala pra deixar o ambiente mais espaçoso.

Esse layout atendia muito bem minha cliente quando ela comprou o apê, mas ela engravidou e foi preciso voltar com a planta original e ter o quarto novamente.
Então fui chamada para elaborar este quartinho, com uma estética não tão convencional e que se adaptasse ao crescimento da criança.

Para o meu estudo de layout considerei tanto a configuração para a bebê quanto a criança que ela vai se tornar adiante.

O casal me trouxe as referências de decoração que agradavam a ambos e eu pude brincar com isso, pensando em economia, praticidade e um design diferenciado.

Reaproveitamos algumas peças que eles já tinham, encaixamos os móveis que eles ganharam e alguns outros elementos eles compraram.

Um ponto bem interessante nesse projeto é que eu adaptei o trocador pra ficar dentro do armário, já que o quarto é bem pequeno.

Usei portas de correr pra ganhar espaço e em uma delas encaixei um trocador, inclusive, com iluminação embutida pra facilitar a tarefa. No futuro, este espaço já está prontinho para receber mais roupas no cabideiro.

📷 @faracofotografia
6/6 - Essa cliente tinha muitos móveis soltos e p 6/6 - Essa cliente tinha muitos móveis soltos e peças de decoração que foram inseridos no projeto.

Aproveitamos sofás (trocamos estofado), mesas de centro e apoio, cadeiras, poltronas e até mesmo a mesa de jantar.

Mas eu também desenhei várias peças em marcenaria que ficaram lindas e valem um post para mostrar os detalhes.

No carrossel, uma sequência de fotos dos móveis que desenhei exclusivamente para o projeto desse Apê da Alvarenga Peixoto, no Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Também tem fotos do novo lavabo que comentei no post “antes e depois” e no vídeo da planta que postei essa semana.
Ele ficou belíssimo!

E assim, eu finalizo essa quase saga de posts sobre um projeto que, a princípio, eu precisei dizer não por conta da agenda, mas acabei dizendo sim por conta das conexões que as histórias das pessoas nos proporcionam.

Muita vida e beleza para essa família!

Na ordem das fotos estão:
• Marcenaria da sala de estar e TV;
• Aparador e armário da sala de jantar;
• Cozinha completa;
• Quartos;
• Banheiros.

Aproveito para agradecer meus parceiros nessa empreitada:
@dicastelloplanejados (marcenaria) e
@marmocascudo (marmoraria)

Fotos: @gustavoxavierfotografia
5/6 Nesse reels, eu explico um pouco como foi pens 5/6 Nesse reels, eu explico um pouco como foi pensada a adequação de alguns cômodos para que o apê continue atendendo às necessidades da cliente, mesmo depois que as filhas estiverem crescidas.

São tantos detalhes, que eu achei válido colocar um vídeo explicando.

Achei muito interessante estruturar o apê para atendê-la, atualmente, enquanto ela conta com a ajuda de uma funcionária para a demanda das crianças e já deixa-lo preparado para uma adequação futura, quando o quarto da ajudante não fará mais sentido, transformando-o em um novo ambiente.

É um apartamento pensado para acompanhar as necessidades da cliente no agora e no futuro.

O que vocês acharam da passagem secreta?! 😉

As fotos que aparecem no vídeo são do @gustavoxavierfotografia .

Parceiros:
@dicastelloplanejados (marcenaria)
@marmocascudo (marmoraria)
Instagram post 17990860033982342 Instagram post 17990860033982342
4 de 6 - Apê da Alvarenga Peixoto Essa sequência 4 de 6 - Apê da Alvarenga Peixoto
Essa sequência de “antes e depois” nos mostra o lavabo que ficava entre a sala de jantar e de estar. 

Hoje em dia, é muito difícil que um apê seja construído dessa forma, com tantas divisões e cômodos que parecem ficar “no meio do caminho”.

No passado, era comum. Hoje, não mais. Atualmente, a integração dos espaços é a prioridade.

E esse apê ficou realmente parecendo outro com a derrubada do lavabo. 

Olha quanta amplitude esses ambientes ganharam.

Ah! O apê não ficou sem lavabo, usei a estrutura do banheiro da área de serviço para isso.

Mas a reformulação completa eu trago no próximo post. São vários detalhezinhos que valem evidenciar.

——————-
Marcenaria: @dicastelloplanejados 
Marmoraria: @marmocascudo 

📷 @gustavoxavierfotografia 
(fotos do apê já reformado)
3 de 6 - Apê da Alvarenga Peixoto Para quem acomp 3 de 6 - Apê da Alvarenga Peixoto
Para quem acompanha meus conteúdos, já sabe que a integração da cozinha com outros ambientes está entre os mais pedidos pelos clientes. Já teve até um post em que eu falei mais a respeito citando a mudança da nossa relação com a cozinha, que no passado era um espaço de serviço e hoje é também um ambiente para recebermos convidados.

Cozinhamos para nossas visitas, tomamos um vinho juntos e papeamos nesse ambiente como fazemos também à mesa.

Neste apê, a cozinha estava completamente isolada e eu tive pouca opção de integração porque a configuração do apê não abria possibilidades para isso acontecer. Abri o máximo que foi possível. Não ficou uma conexão direta, mas, de toda forma, facilitou a redistribuição e a sala de jantar ficou muito mais conectada à cozinha.

Quanto à estrutura do ambiente, a cozinha já tinha um tamanho razoável, porém não atendia a demanda da cliente. Então, minha sugestão foi tirar uma despensa e um louceiro, aumentando a cozinha.
Ficou super confortável e sofisticada!

O que achou?

————-
Marcenaria: @dicastelloplanejados 
Marmoraria: @marmocascudo 

📷 @gustavoxavierfotografia
2 de 6 - Apê da Alvarenga Peixoto A cliente troux 2 de 6 - Apê da Alvarenga Peixoto
A cliente trouxe a referência de um painel de madeira que ela tinha gostado muito e minha sugestão foi a gente recriá-lo de uma forma que proporcionasse uma integração de ambientes.

Então, ele começa na entrada, inclusive as portas de entrada e lavabo estão mimetizadas nele, e se estende pelo apê criando um caminho. Acabou se tornando um elemento e ficou lindíssimo.

Por falar em integração, ela pediu que o apartamento fosse pensado de uma forma que proporcionasse a utilização dele por completo. O desejo era um lar sem divisões em excesso, que pudessem isolar demais alguns espaços, e eles acabarem sendo pouco usados.

O que ela desejava era que a vida ocupasse todos os espaços e que o apê trouxesse praticidade para o dia a dia dela.

Acredito que o projeto cumpriu muito bem essa missão.

Marcenaria: @dicastelloplanejados 

📷 @gustavoxavierfotografia
1 de 6 - Vamos falar de um apê de 180 m² que che 1 de 6 - Vamos falar de um apê de 180 m² que chegou num momento em que eu não podia pegar nenhum serviço. Era impossível encaixar mais um projeto ou mais uma obra. Eu não dava conta – ou eu achava que não daria.

Acontece que as histórias nos conectam e a desta cliente mexeu demais comigo. Foi, inclusive, uma antiga cliente quem intercedeu pela sobrinha e me contou sobre o momento desafiador que ela estava vivendo.

Quando eu entendi todo contexto e conheci a cliente pessoalmente, fiquei completamente admirada com a força dessa mulher e com a sabedoria que ela estava conduzindo a vida.

E eu que não tinha agenda, acabei assumindo este projeto gigante numa rotina já tomada por compromissos, porque me vi completamente envolvida.

Apesar do tamanho e de ter sido uma obra cheia de imprevistos, foi muito fácil trabalhar com a cliente porque ela tinha muita clareza do que desejava, do estilo que queria para o apê e vinha com móveis e peças de decoração muito legais da casa em que morava.

Facilitou meu trabalho e me ajudou a cumprir a obra num prazo bastante razoável, levando em consideração o tamanho do apartamento.

Nesse primeiro post 1/6, eu trago a história e a planta deste apê enorme e que passou por transformações incríveis pra atender às necessidades da cliente.

Vou contar mais sobre esse Apê da Alvarenga Peixoto nos próximos posts.

📷 @gustavoxavierfotografia
Siga no Instagram

Encontre-nos

Endereço
Rua Caratinga, 262/403 – Anchieta, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Horário
Segunda–Sexta: 08:00–18:00

Contato

Celular: 31 99602.8483

E-mail: lauraserafiniarq@gmail.com

 

  • Instagram
  • E-mail
Proudly powered by WordPress